Capela de Nossa Senhora do Ermo

A capela da Murtosa, ou Capela de Nossa Senhora do Ermo, surge-nos com uma presença forte à entrada do lugar, graças aos trabalhos de recuperação mandados executar pelos seus actuais proprietários.

O nome da Senhora do Ermo surge certamente há alguns séculos atrás devido à existência de um ermo neste lugar, termo que há cerca de 800 anos se referia a terras com um proprietário, mas não cultivadas ou terras que embora cultivadas se encontravam fora dos casais ou dos pequenos aglomerados existentes nessa época.

Na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e no texto sobre Mosteirô a capela da Murtosa é bem identificada, mas não figura a data da construção, dizendo apenas que foi mandada construir por dois moradores do lugar, mas já falecidos, numa data bem anterior a 1758.

Nessa data, o cura da freguesia de Mosteirô, Joaquim Henriques, dizia que “há uma capela no lugar de Murtosa com o título de Nossa Senhora do Ermo que mandaram fazer dois moradores dali já falecidos”. Naquela época, a capela pertencia ao capitão Marques Ferreira e Salvador de Carvalho, ambos moradores no mesmo lugar.

O cura da paróquia acrescenta que nesse momento a capela era aberta ao público, no dizer dele, “está com porta pública e bem armada”.

Mais acrescenta o cura Joaquim Henriques: “À dita capela não acodem romagens, mas à imagem de São Gonçalo que está na igreja, acode algum povo a fazer-lhe romaria no dia 10 de Janeiro, por esta santa imagem ter feito muitos milagres”.

 

Felizmente, os actuais proprietários preservaram a identidade da capela da Murtosa, através de obras que mantiveram todos os seus traços originais e melhoraram substancialmente toda a envolvente, como se pode verificar quer pela foto actual quer pelas fotos de 1993.

Como se pode ver pelas fotos com quase 25 anos, nessa altura a capela não tinha o sino nem a imagem que agora aparece na foto actual. A envolvente também se encontrava nessa época em estado de degradação.

Autor: mosteirofeira

Site com histórias sobre Mosteirô e as suas gentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s